quinta-feira, 10 de setembro de 2009


O livro Mídia, questão social e Serviço Social, recém-publicado pela Editora Cortez, será lançado no Rio de Janeiro sexta-feira, dia 11 de setembro, a partir das 18h, no auditório 91 do Pavilhão João Lyra Filho, na Faculdade de Serviço Social da UERJ.

Vinte e um autores, entre profissionais e professores de comunicação e de serviço social, discutem as relações entre mídia e políticas públicas. Sem deixar a reflexão teórica de lado, o livro vai fundo na descrição e análise crítica da experiência de profissionais que atuam nesse campo de interseção entre comunicação e políticas sociais.

O livro, organizado por Mione Sales e Jefferson Ruiz, é resultado do curso de extensão oferecido pela Faculdade de Serviço Social da UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) com o mesmo tema. A interdisciplinaridade do curso reflete as novas preocupações no campo do serviço social, profissão que cresce rapidamente e, longe da velha imagem do assistente caridoso, se desenvolve como área de conhecimento e intervenção profissional.

O lançamento seguirá o caráter criativo e participante do livro, com instalações, performances, música e debate. Mas a tradição do coquetel e dos autógrafos será mantida. A atividade integra a agenda das comemorações dos 65 anos da Faculdade de Serviço Social da UERJ.

Resenha:
Mídia, questão social e Serviço Social está organizado em quatro zonas:

Na ZONA DE ABERTURA, os organizadores discutem as relações dos meios de comunicação de massa com as esferas pública e privada, e seu papel no debate sobre políticas sociais e direitos humanos. A evolução da comunicação mudou nossa forma de ver o mundo e ampliou o leque de possibilidades de uso das mídias. Hoje, o debate sobre democratização da comunicação supera os limites do direito à informação. O que está colocado é o direito à produção da informação, como forma de expressão e participação no debate público. Em ano de conferências públicas sobre a organização dos meios de comunicação, é indispensável buscar outros caminhos para os meios de comunicação de massa, hoje concentrados nas mãos de poucas famílias.

Na ZONA INTERDISCIPLINAR: DIÁLOGOS COMUNICATIVOS, profissionais e professores de comunicação refletem sobre os desafios da assessoria de imprensa voltada para a área social, as questões técnicas para o jornalista que pretende escapar ao senso comum que domina a mídia comercial, incluindo reflexões sobre técnicas de reportagem, conceitos e usos da fotografia e das novas tecnologias de comunicação. Por fim, relatos de experiências práticas de ações em comunicação com segmentos populares são apresentados acompanhados de reflexões sobre seus sentidos e efeitos sociais.

Na ZONA PROFISSIONAL E INTERLOCUÇÃO SOCIAL, estão os artigos de alunos do curso, que estabelecem relações entre as políticas e segmentos sociais em que atuam os assistentes sociais e o campo da comunicação. Programa Bolsa Família; violência, crime e identidade; gravidez na adolescência; pessoas com deficiência; pessoas portadoras de hanseníase são alguns dos temas apresentados na sua inter relação com as mídias. O debate inclui a cobertura dos movimentos sociais pela imprensa, o diálogo com os jovens e adolescentes em programas para o público “teen” e termina com os desafios de dialogar com mídias pouco exploradas pela profissão, como o rádio.

Por fim, na ZONA DE COMPROMISSO, os autores refletem sobre as necessidades e possibilidades de atuação do Serviço Social no campo da comunicação. De novo, os artigos vão do debate teórico ao relato do que já existe construído em termos de política de comunicação dos assistentes sociais e de experiências concretas de apropriação das técnicas de comunicação no trabalho com usuários de serviços públicos.

Serviço:
Mídia, questão social e Serviço Social contou com o apoio do Conselho Regional de Serviço Social do Rio de Janeiro (CRESS-RJ) e da Faculdade de Serviço Social da UERJ e está sendo lançado em diversos estados do país. O livro é encontrado em livrarias revendedoras da Editora Cortez ou em sites especializados.
Mione Sales é professora de Serviço Social da UERJ e Jefferson Ruiz é assessor político do CRESS-RJ.

Os autores:
Alessandra Melo Silva, Ana Lucia Vaz, Cecilia Contente, Claudia Correia, Dianne Arrais de Figueiredo, Jefferson Lee de Souza Ruiz, Juliana Desiderio Lobo Prudencio, Kenia Augusta Figueiredo, Leandro Rocha da Silva, Luiz Henrique Nascimento, Marcelo Braz, Marcelo Ficher, Márcia Carnaval, Maria Celina Machado, Mione Apolinário Sales, Moara Paiva Zanetti, Nelma Rosimeire da Silva Espíndola, Olga Sueli Arruda, Renato Veloso, Sandra Regina Manes Barreto, Tatiana Maria Araújo da Fonseca.
_____________

*Socialização Leandro Rocha
Assistente Social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e/ou impressão...