sábado, 17 de outubro de 2009

Editoria Volta do Mundo, Mundo dá Volta

Política e memória no Cone Sul – Não estamos sós

Nesse ano, comemoramos trinta anos da Virada do CBAS de 1979, em São Paulo, quando a mesa de abertura do Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais, na ocasião composta por personalidades políticas identificadas com o projeto da ditadura militar, foi deposta por nossa categoria então indignada com esse tipo de concessão « aos de cima ». Em seu lugar, os assistentes sociais que "viraram" simbolicamente a mesa colocaram lideranças, profissionais e pessoas identificadas com os movimentos sociais na luta por melhores condições de vida, trabalho e moradia. Agora em novembro acontecerá um evento em São Paulo de comemoração desse marco político que anunciou uma profunda mudança na direção social da profissão de Serviço Social no Brasil, em seus currículos e código de ética, com a (re)criação também de novas entidades da categoria. Um novo tempo ali começava...

No entanto, para as novas gerações que felizmente não experimentaram nem na pele nem na mente a opressão da ditadura militar, segue aqui a título de memória um pequeno ensaio de um fotógrafo argentino que dá a ideia da perda, não somente politica, mas também afetiva, familiar e pessoal do desaparecimento de militantes dos anos 60 e 70. Ele retrata militantes argentinos, mas eles poderiam ser também brasileiros, chilenos, uruguaios... Isto mostra que não estamos sós, na América do Sul, nesse balanço das conquistas, saldo de dores e na resistência passada e presente em nome da luta e do direito à vida como deve ser vivida, tal qual aspirava o poeta-cantor Gonzaguinha: uma vida com menos ilusão e mais batidas do coração, com mais maravilhas do que sofrimento, assim como com mais alegrias do que lamento.

Nossa saudação a Gustavo Germano e também à amiga e colaboradora, a economista gaúcha Aurea Breitbach, por nos apresentar esse belo ensaio, que aqui compartilhamos com os blogonautas leitores do nosso « Mídia e Questão Social ».

Mione Sales* - Professora da FSS/Uerj, Doutora em Sociologia e Licenciada em Literatura Comparada.
***************************************************************************

Ausencias
Argentina: Arte Visual para comprender la Desaparición Forzada de Personas....

Por: Gustavo Germano
Fecha de publicación: 21/03/09



















Juntas. La típica foto de los años 70 con las chicas en el barrio.


Sola. La sobreviviente junto a lo que ahora es una pura ausencia.







Cuatro hermanos.Gustavo,Guillermo,
Diego y Eduardo Germano.






Grupo de amigos en 1971.Hoy faltan dos.





Raul y su hemano Manuel con sus novias en 1973.





Laura con sus padres en 1976.










Ni olvido, no perdon...

Castigo a los opresores
:::::::::::::::

Para maiores informações, consultar:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e/ou impressão...