terça-feira, 24 de novembro de 2009

Editoria Web@Tecno

Descubram o “Observatório do Direito à Comunicação”.

Nas buscas que fiz durante a semana, no mundo Web, encontrei zilhões de coisas a dividir com vocês. Como não dá para ser tudo de uma só vez, o melhor a fazer é dispor desse pequeno espaço de tempo para pensar mais sobre a escolha. Então, dessa maneira, acaba dando tudo certinho.

Como estamos já próximos da I Conferência Nacional de Comunicação, que acontecerá em Brasília de 14 a 17, achei muito oportuno que buscássemos algum endereço eletrônico que pudesse ampliar mais o nosso olhar sobre a comunicação, em nosso país.

Acessei então um portal interessantíssimo, que trata do direito à comunicação: o Observatório do Direito à Comunicação. Esse portal traz em seu conteúdo a produção da informação e o estímulo ao debate sobre comunicação no Brasil.

Ele é um projeto realizado pelo Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação Social. O Observatório traz como seu principal objetivo a criação de um ambiente de acompanhamento e reflexão sobre o campo da comunicação, enquanto um direito humano. Pode-se encontrar nele, reunidas e organizadas referências sobre o tema, com o acompanhamento da conjuntura do setor, com a apresentação diária de novos fatos, versões e análises críticas para nós leitores.

A comunicação é abordada numa perspectiva ampla, dentro de um leque que vai desde políticas culturais às questões relativas à propriedade dos meios, até a mais recente discussão sobre a convergência tecnológica e a digitalização da mídia.

Há ainda disponíveis matérias, análises, dossiês e estudos exclusivos que pode nos dar subsídios para uma visão plural sobre o setor.

Encontra-se ainda no Observatório uma biblioteca com documentos, pesquisas e legislação, arquivos de áudio e vídeo, além da “sistematização” das notícias veiculadas nos principais veículos especializados.

Este portal encontra-se em São Paulo. A Equipe tem na Editoria, Cristina Charão; como Repórter, Jacson Segundo; no Conselho Editorial, Bia Barbosa, Bráulio Ribeiro, Jacson Segundo, Jonas Valente, Lídia Neves, Rachel Bragatto e Sivaldo Pereira; o Desenvolvimento fica a cargo do Grito AD e tem o Apoio da Fundação Ford.

Enfim, ta aí a dica dessa semana. Mas, não poderia deixar de reproduzir um vídeo sobre o direito à comunicação, produzido pelo Intervozes Coletivo Brasil de Comunicação Social, com o apoio da Fundação Friedrich Ebert Stiftung, o qual retrata a concentração dos meios de comunicação existente no Brasil.



Intervozes - Levante sua voz from Pedro Ekman on Vimeo.


Roteiro, direção e edição: Pedro Ekman
Produção executiva e produção de elenco: Daniele Ricieri
Direção de Fotografia e- câmera: Thomas Miguez
Direção de Arte: Anna Luiza Marques
Produção de Locação: Diogo Moyses
Produção de Arte: Bia Barbosa
Pesquisa de imagens: Miriam Duenhas
Pesquisa de vídeos: Natália Rodrigues
Animações: Pedro Ekman
Voz: José Rubens Chachá

CC - Alguns direitos reservados


Você pode copiar, distribuir, exibir e executar a obra livremente com finalidades não comerciais.
Você pode alterar, transformar ou criar outra obra com base nesta.
Você deve dar crédito ao autor original.


Um abraço,

Nelma Espíndola – Assistente Social.
E-mail: nelmaespindola@gmail.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e/ou impressão...