segunda-feira, 29 de março de 2010

Editoria Caleidoscópio Baiano

Câmara de Salvador homenageia o Jornal Aurora
Publicação é destacada como a resistência das ruas

 *Claudia Correia


  Foto: Arnaldo Jesus

A Câmara Municipal de Salvador, na última sexta-feira (26), rendeu homenagem ao jornal Aurora da Rua por seus três anos de existência. Ele abre possibilidades para a população de rua de Salvador resgatar seus direitos. Assim a vereadora Marta Rodrigues (PT) abriu a sessão comemorativa ao aniversário do único jornal de rua do nordeste brasileiro.

Ela destacou a importante função social do projeto apoiado pela Ação Social Arquidiocesana (Asa), que já formou 51 pessoas em situação de rua para produzirem o jornal. “A cidade precisou no passado de fortes para se proteger e o Aurora também constrói com força uma história nova para os que são invisíveis e excluídos das políticas públicas”, comparou Marta Rodrigues.


Mais uma história que começa em Canudos

A idéia do jornal surgiu em Canudos-Bahia em 2006. Segundo Irmão Henrique, ele nasceu como uma utopia. O objetivo era ajudar a recuperar a dignidade do povo de rua. “O que vai permanecer desta experiência toda são mulheres e homens que caminham de cabeça erguida, encontraram uma nova aurora em suas vidas”, destacou com emoção.

Desde 2007 o jornal realiza um trabalho sócio-educativo com os moradores de rua, na comunidade da Trindade, no Comércio, feito pelo projeto “Levanta-te e andas” da Igreja Católica. Muitos deles conseguiram superar doenças e adquirir uma renda mensal para se inserirem na vida social.

Para Maria Lúcia Pereira, ex-moradora de rua e repórter do jornal, a auto-estima e a superação são as maiores conquistas que obteve participando do projeto. Os vendedores Cleide Oliveira e José Ronaldo Ferreira,o poeta “Rhuna”, participaram da mesa de trabalho da sessão. Todos confirmam a transformação que o jornal promoveu em suas vidas.

O conteúdo das 18 edições já veiculadas é coordenado pela jornalista Vanessa Ive, através de oficinas de texto com temas discutidos pelos vendedores. “O jornal é diferente, traz os desejos e desabafos do povo de rua. Precisamos traduzir com fidelidade todos estes sentimentos”, afirma a jornalista.

A publicação conta com 300 assinantes, distribuídos em 26 estados brasileiros e foi premiada no 1º salão de Design da Bahia. O exemplar custa R$ 1,00, sendo que R$ 0,75 fica para o vendedor, possibilitando geração de renda e novas possibilidades de vida.

Participaram da sessão entidades sociais, vendedores e voluntários do Aurora, líderes das igrejas Católica e Batista, representantes dos vereadores Moisés Rocha (PT) e Aladilce Souza (PC do B) e o professor Fernando Araújo, representando o Secretário Municipal de Educação Carlos Soares.

Um vídeo sobre o histórico da experiência foi exibido. Poesia e música deram ao evento um tom artístico-cultural.



*Claudia Correia, assistente social, jornalista, profª da ESSCSal e Mestre em Planejamento Urbano. Contato: ccorreia6@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e/ou impressão...