segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Editoria Equipe Mídia e Questão Social

Encontro carioca do Blog M&QS:  vamos te contar


Mesa 1 - Palestrantes: Mione Sales à esquerda e Marcia Carnaval à direita


Mesa 2 - Palestrantes: Da esquerda para direita, Nelma Espíndola, Leandro Rocha e Jefferson Ruiz


No dia 13 dezembro de 2010, aconteceu o I Encontro Carioca do Blog Mídia e Questão Social, que trouxe para debate a temática “Em tempos de comunicações virtuais: DIREITO DE EXPRESSÃO, INFORMAÇÃO E QUESTÃO SOCIAL”. Com todos os eventos realizados no Rio de Janeiro, entre o final do mês de novembro e o começo de dezembro, inclusive um nacional, o Encontro Nacional de Pesquisadores em Serviço Social (ENPESS), foi preciso muita ousadia e coragem para realizar o nosso. A divulgação fez-se basicamente no final de semana anterior ao evento, em função de demora na definição do local a ser realizado e ainda assim conseguimos ter um pequeno público. Por tudo isso, fomos pouco a pouco configurando a natureza desse primeiro Encontro Carioca como a de um Seminário Interno aberto ao público.

Tudo foi organizado pela equipe do blog, após intensa troca de ideias entre nós colaboradores do Mídia & Questão Social sobre o possível eixo desse encontro, cujo mote era a presença, no Brasil, de Mione Sales. As questões que nos impulsionaram a organizá-lo foram: * o I Encontro Nacional dos Blogueiros Progressistas, realizado no ano passado; * o acalorado debate sobre mídia e política no contexto sucessório presidencial; e * as perspectivas que se descortinaram em termos de novos debates e possíveis avanços para a efetividade de uma política de comunicação mais democrática, depois da realização da I Confecom (Conferência Nacional de Comunicação).

O Coletivo Centopeia se reuniu no auditório da sede do Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação do Rio de Janeiro (SEPE-RJ). Queremos agradecer, inclusive, publicamente a carinhosa acolhida dessa trupe de blogueiros progressistas do Serviço Social, Artes e Comunicação naquele bastião da esquerda carioca.

Tivemos duas mesas de discussões e acertamos na ordem, pois houve interesse por ambas, com a temperatura do debate esquentando na segunda mesa. Relembrando:

Na 1ª Mesa – Imagem, questão Social e cultura: problematizações necessárias – Com as palestrantes Mione Sales, responsável pela Editoria Volta do Mundo, Mundo dá Volta (Blog M&QS) e a convidada Márcia Carnaval, co-autora do livro Mídia, Questão Social e Serviço Social.

Mione Sales iniciou a apresentação, explorando o potencial moderno da fotografia, algumas polêmicas e também aspectos éticos do uso da imagem, o que, sem dúvida, levou-nos a reflexões. Márcia Carnaval fez uma bela intervenção sobre «Imagem, Questão Social e Cultura». Trouxe-nos belíssimas, embora fortes, imagens. Algumas delas traziam o tema da morte, desde o início do século XVIII até o século XX, como por exemplo fotos da Comuna de Paris bastante parecidas com aquelas originadas do massacre de Vigário Geral, em 1993. Uma semelhança impressionante.

Já na 2ª Mesa – Política e comunicação: desafios da experiência virtual. Os palestrantes foram: Jefferson Ruiz, responsável pela Editoria Estranha Semelhança com a Utopia, Nelma Espíndola, da Web@Tecno e Leandro Rocha, da O Efeito Quixote, todas também do Blog M&QS.

Nelma Espíndola fez a abertura falando sobre a blogosfera, o surgimento dos blogs, finalizando com as características e estruturas do Blog M&QS. Leandro Rocha prosseguiu falando de forma enxuta, mas profunda sobre a « Comunicação como Direito Humano », explicitando as diferenças entre «liberdade de expressão» e « liberdade de imprensa». Discorreu ainda acerca da importância da tecnologia da informação (TI) e da necessidade de regulamentação da Política de Comunicação. Jefferson Ruiz fez o seu balanço sobre a Internet e as redes sociais, indicando possibilidades e desafios a serem enfrentados para a ampliação do seu acesso, por meio do sistema de Banda Larga para todos, cuja proposta de regulamentação está em pauta. Jeff contava com indicadores “atualizadíssimos” do IBGE sobre a internet.




A Centopeia Coletiva não estava totalmente completa, pois uma de suas “perninhas” não pode estar presente, a Colaboradora Claudia Correia, responsável pela Editoria Caleidoscópio Baiano, em função de seu compromisso como docente, em Salvador, Bahia. Ana Lucia Vaz, da Jornalismo na Correnteza, e Ricardo Pereira, da Fazendo Arte e Educação, também professores, chegaram ao final pelo mesmo motivo de Claudia, fechando energeticamente o círculo carioca dos blog-camaradas. Sorteamos o livro Mídia, Questão Social e Serviço Social, que foi para um aluno de Serviço Social da PUC/RJ, que também é do Centro Acadêmico.


Foto: Ana Lucia Vaz à esquerda, no meio Ricardo                              Foto: Cristina Loureiro e Mione Sales
Pereira e à direita, Nelson, estudante de Serviço Social,
PUC-RJ


A avaliação geral do grupo e dos presentes foi de que o encontro foi bastante instigante e produtivo. Foi uma experiência de troca e aprendizado ao vivo, com a marca da Centopeia, símbolo do grupo que compõe o blog, justamente pela sua capacidade de bem representar o gosto de estarmos juntos e realizando algo em comum.

No mais um agradecimento carinhoso a todos os que se empenharam na realização desse Encontro, especialmente nosso blog-camarada Ricardo Pereira, que foi fundamental na garantia do espaço para a realização do Encontro e também Elaine Behring, então presidente da ABEPSS e professora da Faculdade de Serviço Social da UERJ, a qual prestigiou o evento e nos emprestou um imprescindível «microprojetor de datashow». Estiveram presentes no evento o responsável pela Rede 3setor (rede de informações e discussões do Terceiro Setor), Carlos Roberto S. Moreira, Hilda Correa, ex-presidente do CRESS-RJ, entre outros doutorandos, assistentes sociais, profissionais afins e amigos.

Como balanço poético dessa iniciativa, revestida de ousadia, ficam os versos da bela canção de Chico Buarque « Cancion por la Unidade Latinoamericana »:


Quem vai impedir que a chama

Saia iluminando o cenário

Saia incendiando o plenário


Saia inventando outra trama 


 
Um forte abraço e até o próximo Encontro,

Equipe do Blog Mídia e Questão Social

:::::::::::::::::

Para ouvir


[« Cancion por la Unidade Latinoamericana », com C. Buarque e Milton Nascimento]
http://www.youtube.com/watch?v=7R4UKExNVv4&feature=related

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e/ou impressão...