segunda-feira, 19 de março de 2012

Editoria Equipe Blog Mídia e Questão Social

“ VOCÊ TEM FOME DE QUÊ? VOCÊ TEM SEDE DE QUÊ ?”
- De meio-ambiente seguro e saudável, com redução das desigualdades sociais.


Fonte: Google


A Constituição Federal de 1988 trata nos arts. 182 e 183 da execução da política urbana, cuja regulamentação veio a ser implementada através da Lei nº 10.257 de 10 de julho de 2001, denominada: Estatuto da Cidade.

Nossas indagações são: - Até que ponto esta política urbana é conhecida? – É sabido pela maioria quais as prerrogativas necessárias para a garantia do direito a cidades sustentáveis? E sobre a efetivação de uma gestão democrática por meio da participação da população e de associações representativas dos vários segmentos da comunidade? Como efetivar a cooperação entre governos, a iniciativa privada e os demais setores da sociedade no processo de urbanização, em atendimento ao interesse social?

Todas essas indagações fazem parte de um elenco de diretrizes gerais propostas por este Estatuto. Em linhas gerais, destacamos o seu art. 2º, que define que a política urbana tem que garantir “o direito a cidades sustentáveis”, cujo “direito à terra urbana, à moradia, ao saneamento ambiental, à infraestrutura urbana, ao transporte e aos serviços públicos, ao trabalho e ao lazer”, para todas as matizes geracionais; as contemporâneas e as do futuro.


Mas para que esse processo se efetive, é necessário o engajamento de todas as pessoas – de diferentes idades, orientação sexual, raça, etnia ou classe social. É preciso que tenhamos a compreensão do significado de “sustentabilidade socioambiental”, pois desse modo não será apenas um jargão do século XXI, proclamado nos palanques eleitorais. 

A Equipe do Blog Mídia e Questão Social trouxe, assim, para discussão a divulgação de parte do Projeto Juventudes e Direitos na Cidade, desenvolvido pela Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional [FASE]*.

Trata-se do vídeo “ Juventudes, direito à cidade e justiça ambiental ”, com jovens das cidades de Recife, Rio de Janeiro e Belém. É um documentário produzido pela FASE em parceria com AIN [Ajuda da Igreja Norueguesa], cujo lançamento aconteceu em 15 de fevereiro de 2012, em seu site.

Vídeo 

Convidamos a todos a assistirem este vídeo, e se debruçarem nos diversos questionamentos que ele nos provoca, especialmente, quanto ao que pode a juventude.

Abraços,

Equipe do Blog Mídia e Questão Social


VÍDEO:  Juventudes, direito à cidades e justiça ambiental
               Será mesmo que as crises socioambientais são democráticas?

                           

::::::::::::::::::::::::
Dicas:
- FASE – Solidariedade e Educação

- O Estatuto da Cidade - Lei nº 10.257 de julho de 2011.

- GREENPEACE | BRASIL

-WWF | BRASIL

– Titãs: “Comida”

- Titãs: “Homem Primata” (acústico)

- Jorge Vercilo: “Senhora Liberdade O Reino das Águas Claras”

* FASE foi fundada em 1961, é uma ONG, sem fins lucrativos, que atua em seis estados brasileiros, com sede nacional do Rio de Janeiro.  Conforme seu histórico, desde o início de suas atividades, teve seu compromisso voltado ao trabalho de organização e desenvolvimento local, comunitário e associativo. Após 64, teve seu foco direcionado a resistência à  ditadura e a formação sindical de oposição sindical e dos movimentos comunitários de base. Esteve presente politicamente ao longo do século passado nas diversas passagens decisórias ao processo democrático do país. Neste início de século XXI, sua missão é a “busca da construção de uma sociedade democrática através de uma alternativa de desenvolvimento que contemple a inclusão social com justiça, a sustentabilidade do meio ambiente e a universalização dos direitos sociais, econômicos, culturais, ambientais, civis e políticos.” 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e/ou impressão...